Como superar momentos de crise: comece a seguir essas nove dicas

03/11/2020 Equipe SUPERA

Faz parte da caminhada de todo empreendedor enfrentar momentos de dificuldades no negócio, já que os desafios de quem empreende não são poucos e envolvem desde obstáculos financeiros, até eventuais problemas particulares ou mesmo algum contratempo a nível nacional ou mundial, como é o caso da pandemia do novo Coronavírus. 

O importante, no entanto, é saber como superar momentos de crise para não precisar fechar as portas da empresa. A seguir, listamos nove dicas sobre o assunto.

Acompanhe! 

Como superar momentos de crise: nove práticas fundamentais

Uma crise, se gerenciada da maneira correta, pode ter seus efeitos negativos minimizados e até ser superada com excelência. Para que isso seja possível, contudo, algumas práticas são essenciais.

Dentre elas: 

1) Não ignorar o problema

Procure entender o que está acontecendo, busque detalhes da situação, descubra a raiz e o tamanho real do problema ou da crise em questão.

2) Tentar, ao máximo, evitar surpresas

Claro que, diante de uma crise, é difícil fazer previsões.

Mas é importante estudar bem o cenário, o contexto da situação e as circunstâncias atuais — e, desta forma, mapear as hipóteses de como tal crise pode impactar a sua empresa, evitando ao máximo ter surpresas desagradáveis.

3) Criar planos de ação e de emergência 

Dentro da reflexão a respeito de como superar momentos de crise, é crucial ter em mente que quanto mais você souber sobre os possíveis impactos de determinada situação para o seu empreendimento, mais certeiras serão as estratégias para enfrentá-los e superá-los.

Não hesite em criar diferentes estratégias (baseadas nas hipóteses de impacto que foram levantadas) para escapar ou superar uma crise. Antecipe-se aos fatos. 

Verifique, por exemplo, as possibilidades de:

  • Adequar preços;
  • Realocar recursos; 
  • Reduzir custos de forma planejada; 
  • Inovar;
  • Negociar melhores valores e condições com fornecedores; 
  • Investir em produtos ou serviços que gerem uma melhor relação custo-benefício;
  • Alcançar o público que não está sendo tão afetado pelo momento ou situação negativa em questão;
  • Investir mais em marketing e publicidade;
  • Modernizar ou implementar processos operacionais também visando uma melhor relação custo-benefício dentro da empresa, entre outras alternativas. 

4) Definir prioridades

Uma crise afeta os planos originais do empreendedor — e, nesse momento, é essencial definir quais são as necessidades e prioridades da empresa. Não pense em cancelar projetos, mas, sim, em adiar aquilo que não é tão urgente e que pode esperar um momento mais favorável para ser executado. 

Aliás, lembre-se que a sua empresa precisa ter um plano de negócios bem estruturado, independentemente de qualquer crise. 

5) Trabalhar em equipe

Em tempos de dificuldade, não se esqueça da sua equipe. As estratégias e soluções para superar momentos de crise precisam ir além de salvar uma empresa — elas precisam ser pensadas em prol de todos os colaboradores. Não esqueça que um empreendedor de sucesso, acima de tudo, é um líder e não apenas um chefe. 

Além disso, confie em seus colaboradores, comunique-se com eles e peça a ajuda para traçar os planos de combate aos momentos de dificuldade do negócio.

Confira oito dicas para gerir equipes em tempos de crise

6) Ser transparente com os consumidores

Especialmente em crises de âmbito nacional ou mundial, ser transparente com os consumidores a respeito das dificuldades atuais do empreendimento pode contribuir bastante para que o negócio supere os obstáculos. 

Tente, ao máximo, evitar que os problemas da empresa evoluam a ponto de afetar o atendimento ao cliente e a experiência de compra gerada. Todavia, se algum imprevisto acontecer, explique-se com os seus consumidores, seja honesto: muitas vezes, momentos difíceis desencadeiam a empatia do público.  

7) Ficar atento às oportunidades

Lembre-se que desafios, obstáculos e momentos de crise carregam com eles grandes oportunidades em termos de aprendizado e, também, em termos de inovação.

É importante saber usufruir da parte positiva dessa experiência aparentemente negativa! 

8) No caso de ter uma franquia, informar-se sobre o suporte que está sendo prestado pela sua franqueadora

Se você está refletindo sobre como superar momentos de crise e possui uma franquia, não se esqueça que, via de regra, precisa receber suporte nesse sentido — principalmente quando a crise afeta toda a rede franqueadora. 

É importante informar-se sobre como será o funcionamento e posicionamento da sua franqueadora diante dos obstáculos em questão, bem como quais são os planos de ação dela e que tipo de assistência planeja prestar aos seus franqueados nesse momento. Fique atento e siga as orientações. 

No caso da Franquia de Escolas SUPERA, é prestado auxílio aos franqueados desde a abertura do negócio — e, claro, nos momentos de crise. 

Confira como a Franquia de Escolas SUPERA está enfrentando a crise mundial de 2020

9) Não esquecer que tudo passa 

Por mais que você passe por tempos difíceis, lembre-se que, mais cedo ou mais tarde, as coisas começarão a melhorar.

E é nesse meio tempo que você precisa se manter firme, focado, executando boas estratégias de gestão para manter o seu negócio em pé e, principalmente, com boa saúde mental para lidar com a situação. 

Então, gostou deste conteúdo?

Continue por dentro desse assunto participando do webinário 4 passos do empreendedor resiliente e descubra como aprender com os erros durante a crise.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Para saber mais sobre como superar momentos de crise, bem como sobre empreendedorismo, franquias e gestão de negócios de forma geral, acompanhe as seções  “Artigos sobre Franquias” e “Notícias sobre Franquia” no site do SUPERA — lá, você encontra diversos temas para ajudá-lo a superar os momentos difíceis e ter sucesso na sua caminhada profissional. Se preferir, você também pode assinar a Newsletter da marca.  

E, para complementar a sua leitura de hoje, que tal conferir outro de nossos conteúdos a respeito de tempos de crise?  Acesse: Abrir franquia na crise: é um bom negócio?   

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Como superar momentos de crise: comece a seguir essas nove dicas"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63820b38e5376