FRANQUIA DE ESCOLA

Especialista fala sobre Alzheimer e treinamento cerebral

Por Equipe SUPERA - 08/03/2017

franquia-de-escola-especialista-fala-sobre-alzheimer-e-treinamento-cerebral

Franquia de Escola SUPERA oferece curso de ginástica cerebral para idosos, que ajuda a prevenir o aparecimento dos sintomas do Alzheimer

Desde a sua fundação, em 2006, a Franquia de Escola SUPERA tem respaldo de especialistas da área, que ajudaram a criar toda a metodologia de ginástica cerebral. Desde então, o franqueador não deixa de se atualizar com profissionais de ciência e saúde, que ajudam a fundamentar ainda melhor as bases da prática até hoje.

Para que os empreendedores interessados em conhecer mais sobre a Franquia de Escola conheçam mais sobre exercícios para o cérebro e como eles funcionam na prática, o SUPERA entrevistou o neuropesquisador da UNIFESP e diretor científico da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), Dr. Paulo Henrique Ferreira Bertolucci.

Confira:

 

1) Por que é tão importante fazer exercícios para o cérebro em todas as idades? franquia-de-escola-bertolucci

Quando você pratica atividade intelectual, o que também podemos chamar de ginástica cerebral), cria novas conexões entre os neurônios no cérebro (as sinapses) … Quanto maior a densidade de sinapses no cérebro, maior é a nossa reserva cognitiva, a resistência da mente às lesões no cérebro. Ou seja: os exercícios para o cérebro não previnem, mas adiam o aparecimento dos sintomas do Alzheimer, evitando em alguns casos que a pessoa desenvolva a doença e faleça por outras razões.

 

3) Quais são as consequências de não estimular constantemente o cérebro?

Quando não praticamos atividade intelectual, temos uma menor reserva cognitiva, aumentando as chances de desenvolver uma doença degenerativa do cérebro. E ninguém sabe se vai – ou não – desenvolver uma demência como o Alzheimer ou qualquer outra do tipo. É muito bom ter essa reserva.

 

4) O que é preciso fazer para manter o cérebro em pleno funcionamento ao longo da vida?

Para manter o cérebro em pleno funcionamento é muito importante manter um nível de atividade intelectual (ou ginástica para o cérebro, como praticado na Franquia de Escola SUPERA). É recomendado também praticar atividade física, tratar sempre da hipertensão, diabetes, sobrepeso, depressão e evitar o tabagismo. A partir disso, é possível adiar o aparecimento dos primeiros sintomas das doenças degenerativas.

 

5) Como o Alzheimer atua no cérebro?

O Alzheimer é uma doença que afeta o funcionamento do cérebro, causando a perda de tecido e a morte das suas células nervosas principais. Os tecidos de um cérebro com Alzheimer apresentam menos células nervosas e sinapses do que um cérebro saudável. O córtex cerebral encolhe, danificando as áreas das memórias, pensamento e planeamento.

O encolhimento do córtex cerebral é especialmente grave na zona do hipocampo, uma área que desempenha um papel fundamental na formação de novas memórias.

Todos estes processos têm um impacto devastador no cérebro e, com o passar do tempo e com a progressão da doença, o córtex cerebral vai diminuindo drasticamente, afetando quase todas as suas funções.

 

7) Qual são as diferenças entre os cérebros treinados e não treinados (comparar o desempenho e como atuam os que praticam a ginástica cerebral e os que não praticam)?

A diferença entre os cérebros treinados e não treinados é que os primeiros têm uma maior eficiência do uso dos recursos cognitivos. Isso quer dizer que, quando treinado, o cérebro responde mais rápido e com maior eficiência aos desafios cognitivos e o nosso dia-a-dia é feito disso. Podemos usar como exemplo a alfabetização. Em qualquer cultura, ela acontece entre os 5 e os 7 anos de idade. Provavelmente é nesta “janela” de tempo que o cérebro está maduro para desenvolver os movimentos e realizar a escrita e a leitura. Antes disso, não seria possível. Já depois, no caso de adultos, é um pouco mais difícil.

 

8) Por que é importante iniciar o treino da mente desde a infância e mantê-lo ao longo da vida?

Porque algumas estruturas cerebrais, quando ficam maduras, devem ser recrutadas em atividades ao longo da vida. Se isso não acontece, elas podem atrofiar. Podemos usar como exemplo neste caso as pessoas estrábicas. O correto é que a pessoa use, ainda quando criança, um tampão em um dos olhos, alternando o lado de tempos em tempos, para que a visão dos dois olhos seja exercitada. Caso contrário, a visão de um dos olhos será perdida.

 

10) Como os exercícios para o cérebro ajudam a diminuir o estresse?

Para diminuir o estresse, o exercício precisa ser agradável, senão vira um tormento. Exercícios estimulantes, em que a pessoa estabelece um objetivo e aumenta o grau de dificuldade com a prática e com o tempo, é agradável e pode ajudar neste aspecto.

 

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

MICROFRANQUIAS PARA CIDADES PEQUENAS FRANQUIAS PARA CIDADES ACIMA DE 85 MIL HABITANTES Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "FRANQUIA DE ESCOLA"

Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online

O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas

Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino.

O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
5ce1915d7051a