Que tal abrir uma franquia que gere mídia espontânea?

28/04/2020 Equipe SUPERA

Que tal abrir uma franquia que gere mídia espontânea?

Já falamos por aqui a respeito das diversas vantagens de abrir uma franquia, dentre elas o fato de economizar em termos de investimentos em marketing —  visto que o franqueado terá a oportunidade de desfrutar de todos os esforços já praticados pela marca franqueadora nesse sentido. Mas, quanto mais visibilidade positiva, melhor, certo? E se isso for possível com pouco ou nenhum recurso financeiro, melhor ainda.

Você deve estar se perguntando “como assim visibilidade positiva sem gastar dinheiro?” — e esse é justamente o propósito da chamada mídia espontânea!

Mídia espontânea: o que é e qual a importância dela para a sua franquia

Como o próprio nome sugere, a mídia espontânea é aquela que acontece de maneira natural, ou seja: sem que o dono do negócio tenha que pagar pela “propaganda”, pela exposição. É o caso de quando uma empresa é citada de forma positiva em um veículo de comunicação, por exemplo, mas sem ter investido financeiramente para que essa visibilidade acontecesse. 

Dentre as principais vantagens desse tipo de mídia — além de deixar a marca mais em evidência no mercado — é que ela entrega ainda mais credibilidade ao negócio em questão, quando comparada à mídia paga. 

Mas, como abrir uma franquia e conseguir essa mídia espontânea?

A base para ser capaz de gerar mídia espontânea é dispor de um produto ou serviço que seja relevante (de preferência, de uma maneira inovadora) para a população ou, mesmo, para um determinado público — e, claro, que esse seja, de fato, da melhor qualidade. Educação, saúde e bem estar são nichos de atuação expressivos nesse sentido.  

Contar com o bom trabalho de uma assessoria de imprensa e equipe de marketing em geral, no entanto, é outro ponto essencial para conseguir mídia espontânea. No caso das franquias, boa parte desse investimento, se não todo, já é feito pelo franqueador — nada impede, no entanto, de que o franqueado faça suas próprias apostas nesse território (desde que sejam observadas as cláusulas de contrato assinado com a marca e que a mesma permita tal ação). 

A assessoria de imprensa é quem faz “a ponte” entre uma marca e os veículos de comunicação. É função dela buscar pautas e vieses relacionados ao segmento de atuação da empresa (e referentes à própria companhia), que sejam relevantes para o público — e deixá-los em evidência para os jornalistas e demais formadores de opinião gerarem a mídia espontânea. 

Também é encargo de uma assessoria de imprensa orientar os integrantes de um negócio — particularmente aqueles mais aptos a serem porta-vozes do empreendimento — a marcar presença em eventos importantes, bem como treiná-los em relação a se portar e dar entrevistas da maneira positiva. Já a equipe de marketing precisa garantir a presença digital da empresa sempre gerando conteúdo relevante, de interesse do seu público, além de pensar em ações capazes de valorizar o negócio e chamar a atenção da mídia. 

Tudo isso contribui para que o empreendedor que abrir uma franquia consiga gerar mídia espontânea. Trata-se, sim, de um processo consistente, que precisa ser bem trabalhado e costuma exigir um planejamento de longo prazo. Mas, por outro lado, também costuma valer bastante a pena! Especialmente por conta da tal credibilidade — tão fundamental para o sucesso de qualquer marca. 

A Franquia de Escola SUPERA e a geração de mídia espontânea

O SUPERA é uma ótima oportunidade para quem quer abrir uma franquia e gerar mídia espontânea.

A marca foi inaugurada em 2006 e está inserida em uma área de grande expressividade: a educação. Trata-se da primeira empresa brasileira a contar com um método exclusivo de ginástica cerebral — e não por acaso, figura entre as franquias brasileiras mais rentáveis para se investir: entre os anos de 2015 e 2019, o SUPERA registrou um aumento de 339% em seu faturamento.

Especificamente em termos de gerar mídia espontânea, a Franquia de Escola SUPERA é destaque. Ela já esteve em evidência na TV Cultura, em matéria para o Jornal da Cultura, na qual a equipe do SUPERA Freguesia do Ó (SP) mostrou como as atividades divertidas e desafiadoras podem ser exercícios promissores para o cérebro. Também foi destaque na TV Anhanguera, quando a equipe do SUPERA Itumbiara (GO) apresentou os benefícios da ginástica cerebral para manter a mente saudável e, desta forma, postergar o aparecimento de doenças como o Alzheimer. 

O SUPERA ainda foi assunto na revista Istoé Dinheiro, em entrevista que contou com a participação do presidente fundador da rede de escolas, Antônio Carlos Perpétuo, para explicar como o curso pode impactar positivamente a vida dos alunos, e como eles são uma grande fonte geradora de receita às franquias da marca.

Além disso, também marcou presença no programa Mundo S/A, transmitido pela GloboNews, em uma edição sobre neurociência — desta vez , o SUPERA foi citado como uma das empresas que conquistam respeito e credibilidade usando esse ramo como a base de seu produto. 

Quando se fala de mídia espontânea ao abrir uma franquia, de fato a marca SUPERA ganha destaque, e você também pode usufruir desse e de outros benefícios!

Gostaria de conhecer mais sobre a Franquia de Escolas SUPERA e abrir a sua? Então, entre em contato para uma conversa.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Que tal abrir uma franquia que gere mídia espontânea?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63821ca0cba9f