Vai investir em 2022? Confira as tendências na área de educação

12/01/2022 Equipe SUPERA

A área educacional, assim como diversos setores da sociedade, está em constante mudança e evolução. A necessidade de compreender e atender as demandas do público requer mudanças regulares para que o aprendizado se dê da melhor maneira possível. Essas transformações puderam ser observadas de forma mais acentuada ao longo dos últimos dois anos de pandemia que, em função das medidas de restrição, fizeram emergir novas formas de se trabalhar o conhecimento e de se relacionar com recursos tecnológicos fundamentais para que o aprendizado não tivesse que parar.

São dinâmicas que agora fazem parte do setor educacional e que prometem ser tendências mesmo com o fim da pandemia.

Confira quais são as tendências na área de educação para 2022

O uso das tecnologias e o ensino personalizado

As tecnologias e recursos digitais foram verdadeiros protagonistas durante a pandemia pois permitiram que, mesmo com as restrições e fechamento das instituições, o conhecimento ainda assim pudesse ser compartilhado e a informação estivesse ao alcance de todos aqueles com um dispositivo em mãos.

Vídeos, podcasts, jogos educacionais, plataformas de aula, entre tantos outros, foram os recursos encontrados por educadores nesse período tão desafiador, que não só beneficiaram o setor educacional como também o modificaram e instalaram novas tendências para o ano que nos chega.

São soluções que evidenciam a importância do uso da tecnologia na sala de aula e como isso beneficia o aprendizado. Para instituições que já notaram isso, o uso desses dispositivos vai fazer parte do cotidiano das escolas mesmo com o fim da pandemia.

E-learning

O modelo e-learning, cuja tradução livre é ensino eletrônico, foi uma metodologia muito utilizada durante a pandemia que fez e fará parte do ensino em muitas instituições. Nessa dinâmica os educadores contam com os recursos tecnológicos para propor atividades, ou como material complementar por meio de vídeos, podcasts e jogos interativos, recursos que, além de conversar com a realidade de cada criança, também permite acompanhar o desempenho de cada um de forma mais individual e contribui para a autonomia dos alunos durante o seu próprio aprendizado. 

Confira algumas funcionalidades oferecidas pelo modelo e-learning

  • Dinâmicas interativas em grupo;
  • Desenvolvimento de atividades mais individualizadas e direcionadas;
  • Acompanhamento individual;
  • Experimentação de outras formas comunicacionais.

Ensino híbrido

O ensino híbrido é uma das tendências do ano de 2022. Muitas instituições adotaram essa metodologia de ensino mesmo com a retomada das aulas presenciais, pois observaram os benefícios que esse tipo de operação pode trazer. De maneira geral, as atividades são disponibilizadas por plataformas de ensino de fácil utilização e o horário de aula é resguardado para eventuais dúvidas e aprofundamento do tema a ser trabalhado. Uma outra forma de usufruir desse recurso é disponibilizar materiais complementares além daqueles trabalhados em sala de aula, expandindo ainda mais a dimensão do tema a ser trabalhado pelos educadores.

Autonomia no processo de aprendizado

Se nos anos anteriores era possível observar uma certa autonomia dos alunos durante o processo de aprendizado, com o formato de aula online isso é ainda mais evidente. Com um dispositivo em mãos, os alunos tornaram-se ainda mais participativos no processo de aquisição do conhecimento.

Os computadores, smartphones e tablets oferecem plataformas de fácil acesso, conteúdos em vídeo, áudio e muitas formas de interação em grupo, o que por sua vez torna as informações mais acessíveis, o aprendizado mais dinâmico e proporciona um conteúdo que dialoga com a realidade de cada criança, fazendo com que ela se identifique com aquele modo de aprender.

O Novo Ensino Médio

Além da gradual inserção da tecnologia no cotidiano dos alunos, o ano de 2022 também será marcado pela implementação do Novo Ensino Médio, um modelo de aprendizagem no qual o aluno escolhe a área com a qual mais se identifica e, ao final de sua formação escolar, recebe além do diploma comum, outra certificação na área específica que optou. Essa mudança vai personalizar ainda mais o aprendizado, vai permitir que os alunos desenvolvam um conjunto de habilidades específicas e que seu conhecimento esteja mais alinhado com seu plano de carreira.

Mas para que isso aconteça é importante que tanto gestores quanto professores invistam em uma comunicação transparente que evidencie a importância dessas mudanças, bem como seus objetivos.

A estruturação das instituições deve contemplar a complexidade e as opções, seja no mercado de trabalho ou carreira acadêmica, de todas as áreas de conhecimento, para que os alunos tenham plena compreensão da dimensão da sua área.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Vai investir em 2022? Confira as tendências na área de educação"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    65d5f411b2704