Como medir o respaldo da franquia ao franqueado?

26/05/2022 Equipe SUPERA

Medir o respaldo da franquia ao franqueado é um dos pontos mais importantes que devem ser analisados antes da assinatura do contrato de franquia.

É comum que os interessados em adquirir uma franquia tenham dúvidas quanto ao desempenho do negócio no estágio inicial de suas pesquisas, mesmo com tantas informações oferecidas pela franquia ainda fica a dúvida: será que devo investir nessa franquia?

Neste artigo vamos trazer alguns dos principais índices de desempenho de uma empresa e como utilizá-los para medir o respaldo de uma franquia ao franqueado.

respaldo da franquia ao franqueado

O que são e qual a importância dos Indicadores de desempenho?

O indicador de desempenho nada mais é que uma série de recursos e parâmetros empregados por uma determinada empresa para avaliar a efetividade das estratégias e abordagens de um determinado negócio de forma mais assertiva.

Por meio dos indicadores é possível observar:

  • Se os objetivos e metas estipuladas foram alcançadas;
  • As falhas ocasionadas em cada etapa de um projeto;
  • O retorno de um investimento, sobretudo quando trata-se de campanhas pagas;
o respaldo da franquia ao franqueado deve ser observado ainda antes da assinatura do contrato

Entre os principais indicadores podemos citar:

Taxa de conversão

A taxa de conversão apresenta a relação entre os potenciais clientes, também chamados de leads, que a empresa conseguiu captar e quantos, efetivamente, foram convertidos para clientes.

Não há um valor unânime para considerar uma taxa de conversão boa, afinal, esse aspecto é muito relativo e pode variar conforme o segmento do negócio.

Uma dica é analisar esses resultados em  diferentes períodos e observar as variações dessa métrica ao longo tempo.

ROI

ROI é uma sigla em inglês para o termo return on investment, uma métrica permite saber quanto a empresa está ganhando ou perdendo com um investimento em determinado canal e, com isso, traçar novas estratégias.

Tendo essa informação clara a empresa consegue reorientar os processos com baixo rendimento e estipular novos projetos. 

Como medir o respaldo da franquia ao franqueado

Faturamento

O índice de faturamento permite observar não só medir o respaldo da franquia ao franqueado e observar os itens mais vendidos, como também os menos promissores e o ticket médio por cliente (ou seja, o valor médio de venda por cliente) e com isso, otimizar campanhas de vendas e fazer alterações em produtos para melhor corresponder às expectativas dos clientes.

Índice de turnover

Esse indicador indica a rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, tanto de contratações quanto demissões, um fator de custo significativo para qualquer setor.

Essa informação é extremamente importante para compreender os fatores que justificam os números:

  • A empresa oferece boas condições de trabalho?
  • A margem salarial é compatível com o mercado?
  • Os profissionais sentem-se valorizados?
  • Como a equipe de gestão e liderança atua?

O respaldo da franquia ao franqueado: Selo de excelência da ABF

O Selo de Excelência concedido pela Associação Brasileira de Franquias (ABF) é dado para empresas que obtiveram pontuações mais altas de seus franqueados.

Ao considerar os aspectos econômicos, gerenciais e de relacionamento dentro de uma franquia, esse reconhecimento torna o processo de decisão de potenciais empresários mais seguro e assertivo, além de ser considerado a maior conquista do mercado de franquias.

Vale lembrar que, para conseguir a pontuação, essas empresas obtiveram pontuações mais altas dos franqueados.

“O Selo da ABF vai além da distinção das redes que o conquistam. Ele é uma referência para o mercado pela credibilidade e confiabilidade que essa chancela pioneira adquiriu ao longo dos seus trinta anos de história. Investimos na tecnologia aplicada na pesquisa como um todo como forma de tornarmos mais ágeis e abrangentes os processos que a envolvem”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

o respaldo da franquia ao franqueado

O respaldo da franquia ao franqueado: Prêmio Melhores Franquias do Brasil

Esta premiação é concedida anualmente para franquias de todo o Brasil com base em 3 critérios: a qualidade da rede (o valor da marca, o investimento em marketing e a inovação), o desempenho da rede (a performance financeira) e a satisfação do franqueado (a avaliação dos donos das unidades em relação aos serviços prestados pela franqueadora).

Este é, sem dúvida, um parâmetro de grande relevância na hora de medir o potencial de sucesso de um negócio, afinal, os critérios são amplos e permitem uma avaliação cada vez mais segura da empresa.

Quais indicadores devo analisar no respaldo da franquia ao franqueado?

Existem diversos indicadores que analisam diferentes áreas de uma empresa e ajudam a medir o respaldo da franquia ao franqueado.

É preciso ter em mente quais são os parâmetros fundamentais que você precisa para certificar-se de que aquela franquia é, de fato, o que está buscando.

  • Quantas franquias existem em todo o país;
  • Qual a taxa de mortalidade dos franqueados;
  • Qual o número de vendas em um determinado período;
  • Qual o retorno de investimento em ações de marketing;
  • Quantidade de Selos e premiações concedidas pela ABF.

O modelo de franquias é um dos negócios mais seguros do mercado, afinal, é uma empresa já consolidada no mercado e você pode contar com uma rede de apoio durante todo o seu percurso.

Nesse sentido, os indicadores de desempenho se caracterizam como mais uma das formas de garantir sucesso em sua escolha!

Quer conhecer mais sobre a Franquia SUPERA e sua equipe de suporte? Clique aqui

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Como medir o respaldo da franquia ao franqueado?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    669b86ab3ab33