Entenda a importância da comunicação para franquias

08/12/2020 Equipe SUPERA

A boa comunicação, tanto externa quanto interna — ou seja, tanto com clientes e fornecedores, quanto com colaboradores e eventuais sócios — é parte fundamental de qualquer negócio. E claro que na modalidade de franquia isso não seria diferente! 

É, inclusive, seguro afirmar que uma boa comunicação para franquias é ainda mais importante porque envolve mais uma figura, além dos consumidores, fornecedores, colaboradores e sócios: a rede franqueadora. Afinal, comunicar-se bem com a marca escolhida é um dos passos cruciais para o desenvolvimento de uma empresa franqueada.

Pensando em tudo isso, preparamos para você um conteúdo específico sobre comunicação para franquias.   

Acompanhe, a seguir! 

Comunicação para franquias: por que é tão importante? 

Quando você abre uma franquia, está entrando em um negócio já estabelecido no mercado, com uma marca já consolidada e um plano de negócios bem desenvolvido.

Vale lembrar, também, que de fato são muitas as vantagens de abrir uma franquia, mas você também terá que se submeter aos termos de funcionamento desse empreendimento e seguir certas “regras”.

Desta forma, tanto para conseguir aproveitar da melhor maneira possível o auxílio da sua franqueadora quanto para entender a forma como deve dirigir a sua franquia, é preciso saber comunicar-se bem. É isso que vai proporcionar um crescimento saudável de toda a rede, bem como do seu negócio em específico.

Já começa por aí a importância da boa comunicação para franquias! 

A indispensabilidade da boa comunicação, contudo, vai muito além disso. Comunicar-se bem contribuí para:

  • O treinamento efetivo da sua equipe — o que evita erros e crises que, muitas vezes, são gerados justamente pelas falhas de comunicação ou da falta de uma linguagem clara e objetiva;  
  • O melhor desempenho em termos negociação;
  • A maior atração de clientes
  • A fidelização dos clientes — que depende de a sua unidade franqueada saber prestar um bom atendimento e estabelecer um pós-venda satisfatório; 
  • O alcance do maior número possível de vendas
  • A criação de laços de confiança entre todos os envolvidos no negócio (incluindo os consumidores), dentre outros benefícios.  

Ou seja: por consequência, uma boa comunicação para franquias gera crescimento e sucesso! 

Mas, como realizar uma boa comunicação na sua franquia? 

Como já mencionamos, para que uma comunicação seja efetiva, ela precisa ser clara e objetiva — e isso não vale somente em termos de comunicação para franquias, mas para qualquer tipo de comunicação (até entre família e amigos!). 

Por isso, como líder da sua franquia, primeiro invista em aprender a comunicar-se bem — aprimore as suas técnicas de passar e receber informações, e esteja em constante capacitação. 

Outro ponto importante:

Reuniões periódicas com a sua equipe funcionam para fazer os encaminhamentos mais importantes, avaliar o andamento das coisas e ajustar o que for necessário (não esqueça que também é importante saber ouvir os seus colaboradores) — mas, uma comunicação menos formal também é muito válida. 

Nessa perspectiva, aproveite a tecnologia! Grupos de WhatsApp, por exemplo, que são ótimos para passar orientações e receber informações mais corriqueiras, podem ser grandes aliados em termos de uma efetiva comunicação para franquias.    

Não esqueça, ainda, de estar sempre disponível para esclarecimentos e para  sanar eventuais dúvidas de todos os envolvidos com o seu negócio — bem como de ir atrás de esclarecimentos da sua marca franqueadora em caso de algum tipo de dúvida ou necessidade em relação ao andamento do seu empreendimento.

Aliás: é de suma importância participar de todas as reuniões e capacitações oferecidas pela sua rede franqueadora!  

Por fim: dê feedbacks para sua equipe e para a sua franqueadora sempre que possível (tanto os negativos quanto os positivos), fazendo apontamentos construtivos e cordiais. Desta forma, todos ganham! 

E, claro: mantenha os olhos atentos aos feedbacks dos seus clientes,e mexa-se com base neles. Lembrando que, para que qualquer tipo de comunicação funcione, você, primeiro, precisa conhecer a fundo o público atendimento pela marca franqueadora escolhida!

Gostou desse conteúdo sobre comunicação para franquias? Então não deixe de acompanhar as seções “Artigos sobre Franquias” e “Notícias sobre Franquias” no site da Franquia de Escola SUPERA! 

E por falar na marca SUPERA…

Nós, da Franquia de Escolas SUPERA, prezamos pela boa comunicação entre todos que fazem parte da nossa rede. Esse é um dos pilares que auxiliam para o crescente sucesso do nosso negócio como um todo e de todos os nossos franqueados! 

Acesse os depoimentos de nossos franqueados e confira como nossa marca tem contribuído positivamente na vida de cada um! 

Se preferir, fale diretamente com a nossa equipe e tire suas dúvidas.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Entenda a importância da comunicação para franquias"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    65e38daee51fb