Futuro franqueado: entenda o que é o Fundo de Propaganda e a sua importância

01/09/2020 Equipe SUPERA

Você já ouviu falar no Fundo de Propaganda, mas não sabe o que é e qual a diferença dele para outras taxas de franquia? Calma, nós explicamos!

Certamente você já ouviu por aí que “a propaganda é alma do negócio”. E, de fato, ela é fundamental. Cada vez mais, as empresas estão compreendendo que os investimentos em estratégias de marketing se tratam de uma prática essencial para decolar no mercado. E dentro da modalidade de franquias não é diferente!

Inclusive, usufruir dos investimentos em marketing e divulgação da rede franqueadora e não precisar passar por todo o processo de consolidação de marca no mercado estão entre as principais vantagens de se abrir uma franquia. Contudo, claro que isso tem um custo, e ele se chama Fundo de Propaganda — que também é conhecido como Taxa de Publicidade ou Marketing e Taxa de Propaganda e Promoção. 

Vamos saber mais sobre o assunto? Continue a leitura a seguir.

Fundo de Propaganda: o que é e como funciona?

O Fundo de Propaganda nada mais é do que um valor que precisa ser pago mensalmente pelo franqueado à sua franqueadora, justamente para cobrir os investimentos feitos pela rede em ações de promoção da marca no mercado. 

Ou seja: trata-se de uma espécie de contribuição financeira que cada unidade franqueada precisa dar à franqueadora para que ela tenha condições de colocar em prática estratégias publicitárias e de marketing.  

Vale esclarecer, porém, que o Fundo de Propaganda não costuma ser utilizado para divulgar nenhuma unidade em específico, mas, sim, para promover a rede como um todo. 

O Fundo de Propaganda está previsto em lei?

Sim, esse fundo está previsto no Art. 2º, inciso IX,  alínea “c”, da Nova Lei de Franquias — da mesma forma que já estava previsto na lei antiga. 

Mas, qual o valor do Fundo de Propaganda?

O valor desse tipo de taxa varia de acordo com cada rede franqueadora, por isso precisa ser consultado diretamente com ela.

De acordo com a Lei de Franquias, esse número deve estar especificado e justificado na  Circular de Oferta de Franquia (COF) — que, por sua vez, é um documento que precisa, obrigatoriamente, ser fornecido pela rede ao seu candidato a franqueado pelo menos dez dias antes da assinatura do contrato.   

Mas, apenas para que você tenha uma ideia, o Fundo de Propaganda da Franquia SUPERA corresponde a 3% do faturamento bruto de cada unidade. 

Ainda vale destacar, aqui, que é direito do franqueado conferir, ao menos uma vez por ano, a prestação de contas da marca franqueadora a respeito de cada uma das campanhas publicitárias realizadas. 

No entanto, não confunda o Fundo de Propaganda com:

A Taxa de Franquia

A Taxa de Franquia  é a taxa inicial que o empreendedor precisa pagar à rede franqueadora, logo após a assinatura do contrato, para se tornar, de fato, um franqueado dela.

O valor faz parte do investimento inicial que se tem para abrir uma franquia — ele corresponde à concessão de uso da marca em questão, é fixo e único, e também deve estar estipulado na Circular de Oferta de Franquia.

Essa taxa, em geral, é utilizada para contribuir com a franqueadora no que se refere aos custos que ela teve no processo de prospecção e seleção do candidato a franqueado — bem como garantir à unidade franqueada, além do uso da marca, direitos como:  

  • Acesso ao know-how da rede;
  • Treinamento inicial do franqueado e da primeira equipe;
  • Suporte pré-inaugural; 
  • Projeto de arquitetura para a montagem da unidade;
  • Acesso aos manuais de operação e do sistema de gestão.

Vale pontuar, nesse sentido, que, como estratégia de atração de novos franqueados, algumas marcas não cobram Taxa de Franquia. Todavia, fique atento, visto que esse valor pode estar inserido em outras taxas a serem pagas posteriormente.

Os Royalties

Já os chamados Royalties são taxas mensais referentes ao direito de utilização da marca e do know-how da franqueadora durante todo tempo de vigência do contrato de franquia.

Nesse caso, o montante arrecadado pela rede com seus franqueados costuma cobrir as despesas da marca com ações voltadas às unidades, como treinamentos, atualização de manuais, convenções de venda, dentre outras práticas.

Além disso, esse dinheiro também é investido em pesquisas para criar ou aprimorar produtos e serviços, bem como a qualidade da marca de uma forma geral. 

Gostou desse conteúdo sobre Fundo de Propaganda e quer se manter bem informado sobre todos os detalhes do sistema de franquias para alavancar o seu negócio?

Então, cadastre-se para receber a Newsletter da Franquia de Escolas SUPERA — com ela, você fica por dentro dos assuntos que podem contribuir, e muito, para a sua carreira empreendedora! 

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Futuro franqueado: entenda o que é o Fundo de Propaganda e a sua importância"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63db7070d106a