Pensando em ter um sócio no seu negócio? Veja o que considerar

14/04/2022 Equipe SUPERA

Depois de analisar todas as questões burocráticas, financeiras e operacionais que envolvem uma franquia, é comum que alguns empresários considerem ter um sócio nessa nova jornada.

As razões para tal são diversas: desde a falta de capital necessário para o investimento, falta de tempo e a necessidade de ter outras perspectivas em seu negócio. 

homem sorri enquanto dá aperto de mão
Uma sociedade pode ser o ponto de virada para sua carreira no franchising em 2022

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre como é ter um sócio em uma franquia e as vantagens e desvantagens desse tipo de operação.

Continue a leitura.

Por que você pode precisar de um sócio?

Como dissemos no início do artigo, em meio a tantas tarefas que envolvem a administração de uma franquia, empresários de áreas muito diversas consideram buscar uma “ajuda” durante a operação.

No mercado de franchising essa parceria dá origem aos nomes de sócio-operador e sócio-investidor, cujas tarefas respectivas são administração da franquia e investimento de capital. Uma vez certo da decisão de buscar uma parceria na gestão do negócio, 

O que considerar antes de ter um sócio?

Pode ser interessante ter como sócio uma pessoa com perfil diferente do seu, sobretudo porque essas diferenças podem ser complementares, por exemplo, se um é mais comunicativo e tem facilidade em se relacionar com as pessoas pode auxiliar na gestão de pessoas e se o outro demonstrar mais experiência com negociações e cálculos pode se responsabilizar com o setor financeiro.

Mulher sorri enquanto aperta a mão de um homem
Observando pontos de atenção, é possível desenvolver bons negócios através de parcerias

Além de analisar o nível de complemento entre os perfis, é importante que você se atente à outros aspectos na hora de escolher um sócio, como por exemplo:

  • Qual o nível de conhecimento que você tem sobre essa pessoa e se compreende quais são os valores éticos que ele(a) defende;
  • Qual o nível de proximidade e gosto pela área de atuação do seu negócio;
  • Como ambos vão se organizar para tomar decisões, desde as mais simples às mais importantes;
  • Como será a divisão de lucros.

Essas e outras questões devem ser alinhadas adequadamente antes da assinatura de qualquer contrato, para garantir que as divisões, cargos e decisões estejam claras para ambas as partes e que essa parceria possa gerar bons resultados ao longo de toda sociedade.

Depois de todas essas informações, talvez a escolha já esteja quase certa, mas ainda assim preparamos um checklist com as vantagens e desvantagens sobre ter um sócio em uma franquia para te ajudar a tomar a decisão mais assertiva:

Quais são as vantagens e desvantagens em ter um sócio em uma franquia?

Vantagens

Perfis complementares

Em muitas decisões que envolvem a gestão de uma franquia pode ser interessante obter uma visão profissional que não a sua, isso te ajuda a ter uma ideia mais ampla e, certamente, vai contribuir para a melhor tomada de decisão.

Maior capital de crescimento

Com um sócio aumenta-se também a capacidade de crescimento da empresa, uma vez que serão duas pessoas responsáveis por analisar, estruturar e executar estratégias para ampliação do negócio.

Divisão de tarefas

Ter um sócio significa também dividir as tarefas de forma igualitária para que ambos apresentem bons resultados sem que isso seja uma tarefa árdua e cansativa.

Duas mulheres rindo em frente ao computador
Afinidade entre os empreendedores é primordial para negócios em sociedade

Desvantagens

Perfis antagonistas

As diferenças de perfis podem nem sempre ser complementares e acabam por gerar conflitos que podem comprometer a relação entre os sócios e impactar diretamente nos resultados da empresa, sobretudo quando essas divergências refletem na tomada de decisões importantes.

Dissolução da sociedade

Quando um dos sócios decide se desfazer da parceria, além do gasto monetário, um tempo para encontrar outro profissional que atenda aos requisitos exigidos para ocupar o cargo deixado.

Sucessão dos negócios

A sucessão de um negócio mediado por sócios é uma das partes mais delicadas dessa dinâmica de gestão, tornando-a desvantajosa quando se considera esse requisito.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado!

Se quiser receber mais conteúdos como esses, clique aqui e assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos sobre o mercado de franchising.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Pensando em ter um sócio no seu negócio? Veja o que considerar"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    669b7cbf9569d