Mudanças no perfil empreendedor brasileiro

27/10/2021 Equipe SUPERA

O cenário empresarial dos últimos dois anos foi um dos mais desafiadores.

Não há dúvidas que a pandemia do novo coronavírus impactou todos os setores empresariais do país.

Com a mudança de cenário abrupta imposta pelo vírus, a grande maioria das empresas suspenderam suas atividades presenciais e foram forçadas a adotar novos modelos de produção em função das restrições impostas pelo distanciamento social.

Para que não fechassem suas portas, os mercados se reinventaram, adotando medidas que os auxiliaram durante essa jornada e que, com certeza, serão incorporadas mesmo com o fim desse período pandêmico.

Na matéria de hoje vamos falar sobre as mudanças no perfil do empreendedor brasileiro pós pandemia e quais foram as estratégias adotadas para driblar a crise.

Continue a leitura se quiser saber mais!

Pandemia e os impactos no empreendedorismo

Mesmo com todos os desafios desse momento histórico pelo qual o mundo passou e contrariando todas as expectativas, o setor empresarial também desfruta de seus momentos.

Pelo menos é o que diz o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que anunciou um recorde em 2020 com mais de 14 milhões de brasileiros tornando-se empreendedores.

Entre as razões que justificam a iniciativa, os novos empreendedores citaram a escassez de emprego gerada pela pandemia. 

Esse ingresso para o mundo dos negócios foi duplamente desafiador, tanto pelo cenário financeiramente estável do país quanto pela necessidade de implementar estratégias de venda em um ambiente marcado pela restrição, e para não renunciar ao sucesso, muitos empreendedores contaram com uma ajudinha extra dos recursos tecnológicos.

O Marketing digital e a pandemia

O marketing digital foi o grande protagonista empresarial da pandemia, justamente por estreitar os laços e tornar mais fácil a comunicação entre empresas e clientes em potencial no meio digital. Com uma comunicação adequada, as empresas aumentam suas chances de faturamento

Dentre os benefícios proporcionados pelo marketing digital observados pelas empresas estão uma maior taxa de alcance, uma outra forma de atrair mais clientes e com isso construir bons relacionamentos por meio de estratégias de baixo custo.

Uso das redes sociais para alavancar as vendas

As redes sociais também foram grandes aliadas do empreendedorismo durante a pandemia.

Inclusive, algumas plataformas passaram por novas atualizações para ajudar comerciantes e ao mesmo tempo atender as necessidades dos consumidores, foi o caso, por exemplo, do Instagram ao adicionar o botão ‘Peça uma refeição’ nos Stories para que a compra de refeições nos estabelecimentos pudesse ser feita por qualquer usuário da plataforma.

Inicialmente criado para compartilhamento de fotos, o Instagram foi ganhando novas funcionalidades como transmissões ao vivo e posts patrocinados, o que chamou a atenção das empresas e que migrou de entretenimento para uma verdadeira vitrine online de vendas.

Pix e contas digitais

A pandemia também impulsionou mudanças nos métodos de controle de finanças, os empresários também têm buscado formas menos burocráticas e mais práticas para o controle de suas finanças, altas taxas de juros, problemas nos aplicativos e ao gerar boletos foram as razões que impulsionaram esse grupo a aderir às contas digitais cujas formas de utilização os isentaria dos custos de transação.

De acordo com a Tecnologia Bancária da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), só no ano de 2020 a taxa média de crescimento mensal do número de usuários de PIX foi de 18%, registrando um aumento de 62% desde o seu lançamento até maio deste ano.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Mudanças no perfil empreendedor brasileiro"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    669d84d18ee6a